domingo, 27 de dezembro de 2009
Um dia Ele esclarecerá
Há muitas coisas que não conseguimos compreender ou explicar. Nestas horas melhor é entregar nosso coração a Deus. Bom domingo a todos.
Existem situações em nossa vida que simplesmente não podemos entender, muito menos explicar. No entanto, Deus tem um plano para as nossas vidas e quando nos encontramos nestes momentos que não compreendemos o melhor que temos a fazer é entregar o nosso coração ao nosso Criador.
Há um belo hino, com o título "Um Dia Ele Esclarecerá". A sua letra é maravilhosa: "Não sei por que ao meu redor eu vejo tanto dissabor; não posso ver porque há dor, mas um dia eu saberei. Um dia o Salvador virá, um dia Ele esclarecerá. Então da dor me livrará. Um dia eu hei de compreender".
Em Romanos 8:18 e 19 encontramos o seguinte texto do apóstolo Paulo: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus".
Que Deus nos abençoe e acalme o nosso coração. Podemos ter certeza de que "Ele nos amou de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Palestra para pastores, em Ponta Grossa
sábado, 21 de novembro de 2009
Para Meditaçào
Salmos 34:1
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.
Efésios 5:19
Bom sábado para todos.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Promessa feita e confirmada
Salmos 19:11
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.
Hebreus 2:3
Neste dia novamente enfrentaremos desafios e obstáculos.
Nossa vida aqui nesta Terra é desafiadora e muitas vezes atribulada.
A promessa de que poderemos uma vida melhor, mais perto de Jesus e do seu pai, deve nos motivar todos os dias da nossa vida.
Há salvação através de Jesus. A promessa foi feita e confirmada.
Que neste dia Deus nos abenço e proteja.
domingo, 15 de novembro de 2009
Justiça, paz e alegria
Isaías 60:17
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Romanos 14:17
Estamos começando mais uma semana. Temos agora a oportunidade de refletir sobre estes textos, que mostram o poder de Deus e também quais são as suas prioridades.
O reino de Deus, segundo a sua palavra, não é material, mas feito de justiça, paz e alegria.
Acredito que você, assim como eu, também considera justiça, paz e alegria mais importante do que comida e bebida, do que festas, ostentações e vaidade.
No reino de Deus teremos ouro e prata na medida da paz, da justiça e da alegria.
Que essa promessa nos acompanhe ao longo da semana e que nos motive a viver com alegria cada um dos dias que virão.
Deus nos dá, todos os dias, a verdadeira felicidade e tudo aquilo que buscamos e desejamos. Receber estas dádivas depende de nós, de onde está o nosso coração e as nossas prioridades.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Agradeça a Deus
Salmos 109:30
A ciência médica é categórica em afirmar que a gratidão produz endorfinas no corpo humano, e que estas são a melhor vitamina para o sistema imunológico. Agradecer não é apenas um ato de adoração, mas também de autoproteção.
Quando você agradece a Deus pelo novo dia, sua mente e seu coração abrem-se para uma nova dimensão da vida. Depois de agradecer, você está em condições de enxergar janelas e portas onde só via muros. Aparecem pontes, onde só achava rios intransponíveis. O humanismo chama isso de atitude.
Todas as manhãs quando estou em Brasília e me dirijo ao escritório, vejo o sol nascer. Reflete-se esplendoroso nas águas azuis do lago Paranoá. Meu coração se enche de gratidão por estar vivo. Nunca vi um nascer de sol mais bonito que o de Brasília, a não ser na savana africana. Dá vontade de gritar: “Obrigado, Senhor, por tanta beleza!” Para mim, essa expressão de gratidão é como se tomasse um comprimido de otimismo para enfrentar os desafios do dia.
Hoje, experimente começar o dia louvando ao Senhor. Contando as coisas que recebe das mãos do Criador, mesmo achando que está tudo errado em sua vida, mesmo sentindo que a dor bate à porta do seu coração, mesmo sem aparente motivo.
É preciso educar-se para cultivar uma atitude de gratidão. O pessimismo é como o câncer. Começa contaminando uma célula e não pára até destruir o corpo inteiro. Um coração pessimista está condenado ao caos. As sombras da autocompaixão o envolvem, de modo que é incapaz de ver luz em pleno dia.Quando Davi escreveu este salmo, acabava de ser libertado de seus adversários. Vindicado de todas as acusações que se levantavam contra ele, o salmista se dirigiu ao templo e, na presença da multidão, agradeceu a Deus.
Faça de hoje um dia de gratidão. Louve ao Senhor porque Ele é grande. Louve-O porque você está vivo e, enquanto há vida, nada está perdido, mesmo que as circunstâncias sejam adversas. Diga com o salmista: “Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios; louvá-Lo-ei no meio da multidão.”
(Texto de Alejandro Bullón - Janelas para Vida - Meditações 2007 - CPB)
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Palavras da salvação
Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Atos 16:29-31
Que dramática e bela história Paulo nos descreve em Atos 16, ocorrida na cidade da Macedônia.
Muitas coisas são importantes, mas a pergunta do carcereiro demonstra como estava o seu coração diante da certeza de que Paulo e Silas eram homens de Deus: - "Senhores, o que devo fazer para que seja salvo?"
A resposta de Paulo nos interessa muito, apesar dos vinte séculos que nos separam desta noite na Macedônia: - "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa".
Mais uma vez o pré-requisito para a salvação é a fé. Simples assim.
Hoje, nesta quarta-feira, teremos muitos desafios, talvez problemas, mas certamente os ultrapassaremos se tivermos ao menos um pouquinho de fé.
Como isto é possível? Quem sabe alguém vai perguntar. De fato queremos todas as respostas pelo racional e o concreto, mas a nossa fé é algo abstrato, que depende de cada um nós.
Experimente entregar a sua vida, as suas ansiedades e os seus problemas nas mãos de Deus. Peça a Sua ajuda, a Sua direção. Confie Nele, faça a sua parte, o seu melhor, e você terá boas surpresas.
Que extraorinária promessa: "Crê em Jesus e serás salvo, tu e a tua casa."
terça-feira, 10 de novembro de 2009
A promessa e o novo mandamento
Neemias 9:17
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei , que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34
Como é bom comerçamos o dia sabendo que Deus é perdoador, clemente e misericordioso, grande em beneficência e que não desempara os seus filhos.
Também é importante lembrar o novo mandamento estabelecido por Jesus: devemos nos amar assim como Ele nos amou. Não é uma tarefa fácil, pois Jesus nos amou a ponto de nos dar a sua vida.
No dia de hoje, certamente, teremos muitos desafios. No entanto, podemos ter algumas certezas: não estaremos desamparados, nem sozinhos e temos um mandamento para seguir, que certametne nos ajudará a manter e conquistar bons amigos.
Que esta seja uma terça-feira de vitórias em nossas vidas.
Edmar Arruda
Presidente do Instituto PAI
domingo, 8 de novembro de 2009
Sem revelação não há vida
Provérbios 29:18
A palavra “profecia”, no original hebraico, é chazón. Pode ser traduzida como visão, mas significa especificamente “revelação ou instrução de Deus”. Neste contexto, sem a instrução divina, o povo está condenado a uma vida de fracasso e deterioração.
Cada vez que você compra um aparelho elétrico, recebe um manual de instruções. Se você quiser que o aparelho dure e produza o máximo, é só seguir o manual. Mas se deixar de lado as instruções e o ligar sem prestar atenção às instruções, o resultado será desastroso. Você terá perdido tempo, dinheiro e paciência.
O ser humano não é um aparelho, é gente. Não tem um fabricante, tem um Criador. Esse Criador deixou um manual de instruções para que a criatura fosse feliz, próspera e realizada. A razão por que muitos são infelizes e fracassam nos seus relacionamentos, na vida financeira, profissional e familiar, é simplesmente porque ignoram as instruções divinas. Manuseiam a vida de qualquer jeito, esperando que dê certo. Você pode até conseguir dinheiro, poder e fama. Mas a vida não é plena; pelo menos não como Deus a planejou.
Por que é tão difícil para o ser humano seguir as instruções de Deus? Por causa da natureza. Desde pequeno, o ser humano teima em viver só. Solta o braço do Pai e bate a cabeça na quina da mesa. Quer comer sem a ajuda da mãe, e enfia a colher nos olhos e no nariz. Apesar de suas derrotas constantes, o espírito de independência está presente no seu comportamento ao longo da vida.
Quando cresce, as conseqüências de viver ignorando as instruções de Deus não são tão simples como bater a cabeça e chorar. São dolorosas e trágicas: derrota, frustração, vazio e, muitas vezes, morte.
Deus quer que você seja feliz. Ele o criou com um propósito maravilhoso, mesmo que neste instante você esteja enfrentando o maior drama de sua vida. O plano divino para você continua intacto. Por isso, hoje, antes de sair para enfrentar os desafios da vida, pare, medite e lembre-se: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.”
Do livro "Janelas para a Vida", de Alejandro Bullon (CPB)
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Palavras para sempre
Isaías 40:6-8
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mateus 24:35
A nossa vida nesta Terra é muito breve. A Bíblia a compara com um nuvem de pó.
No entanto, diante de tanta brevidade encontramos a eternidade de Deus e da sua palavra.
Palavra de promessa e confiança, cujo cumprimento depende da nossa fé.
Pelo poder e a graça de Deus poderemos alcançar a eternidade. Portanto, nesta sexta-feira, confiemos na sua palavra que é para sempre.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Para Meditação
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.1 Coríntios 1:24
Desejo a todos uma quinta-feira com muita sabedoria e a proteção de Deus.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Obedecer é melhor, muito melhor
Samuel 15:22
Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
Romanos 16:19
Agora, quando estamos começando mais um dia, mais um presente de Deus, cheio de oportunidades, devemos orar e pedir a companhia poderosa do nosso Criador.
Os texto acima falam de obediência. Afirmam que obedecer é melhor do que sacrificar, do que fazer penitências. Também mostram que é sábio obedecer.
O que é obedecer, alguém pode perguntar? Acredito que é viver a vida de acordo com as dicas de Jesus. Viver amando as pessoas, fazendo a elas o que gostaríamos que fizessem para nós.
Viver usando e exercendo a nossa fé, a crença de que devemos buscar a Deus em primeiro lugar e confiar que as nossas necessidades serão supridas por Ele.
Viver fazendo a nossa parte, o nosso melhor, que é tão pouco diante do poder de Deus, mas é a nossa lição de casa, o nosso dever diário.
Viver o mais próximo ao exemplo de Jesus é garantia de felicidade e de sucesso. Se você ainda não experimentou esta atitutude, faça o teste. Com certeza perceberá a diferença de viver em paz interior e com aqueles que estão à sua volta.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Promessas de vida e salvação
João 16:33
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:16-17
Hoje é um dia que a tradição dedica às lembranças dos nossos queridos que morreram, a homenagens e respeito.
A morte faz parte das preocupações, dores e natureza dos seres humanos. Não queremos perder as pessoas que amamos e também não queremos morrer.
Neste dia não queremos falar da morte e sim da vida. Jesus veio a este mundo e morreu na cruz, por nós. Segundo Ele mesmo declarou, seu sacrífício e ressurreição representaram a vitória sobre a morte.Também é Dele a promessa: todos que acreditarem Nele terão a vida eterna.
Hoje não compreendemos bem estas promessas e não temos respostas para muitas dores e perdas. Porém temos a esperança que vem de Jesus, o Vencedor da morte e Aquele que nos promete a vida eterna, em troca da nossa fé.
Poderemos sim reencontrar nossos queridos, viveremos novamente, após a morte, essa é a promessa que nos anima neste dia.
Que a nossa fé nos inspire e motive na caminhada da vida, com a certeza de que em Jesus e por Ele venceremos a morte também.
Promessas de vida e salvação
João 16:33
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:16-17
Hoje é um dia que a tradição dedica às lembranças dos nossos queridos que morreram, a homenagens e respeito.
A morte faz parte das preocupações, dores e natureza dos seres humanos. Não queremos perder as pessoas que amamos e também não queremos morrer.
Neste dia não queremos falar da morte e sim da vida. Jesus veio a este mundo e morreu na cruz, por nós. Segundo Ele mesmo declarou, seu sacrífício e ressurreição representaram a vitória sobre a morte.
Também é Dele a promessa: todos que acreditarem Nele terão a vida eterna.
Hoje não compreendemos bem estas promessas e não temos respostas para muitas dores e perdas. Porém temos a esperança que vem de Jesus, o Vencedor da morte e Aquele que nos promete a vida eterna, em troca da nossa fé.
Poderemos sim reencontrar nossos queridos, viveremos novamente, após a morte, essa é a promessa que nos anima neste dia.
Qua a nossa fé nos inspire e motive na caminhada da vida, com a certeza de que em Jesus e por Ele venceremos a morte também.
domingo, 1 de novembro de 2009
Fé, esperança e promessa
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai.
E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai.
Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.
João 14:11-14
Que grande esperança, que maravilhosa promesa.
Vamos usar a nossa fé e pedir, em nome de Jesus, que Ele nos abençoe neste domingo e durante toda esta semana.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Criação e esperança
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.
João 1:3,10-12
Que o nosso Criador nos conceda a graça da fé.
Sejamos agradecidos ao amor de Deus e seu cuidado por nós.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Para Meditação
Jeremias 8:22
Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1 Coríntios 6:19
A saúde depende em grande parte dos nossos hábitos e atitudes.
Vamos pensar nisto com responsabilidade.
Boa quarta-feira.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Mais um dia, mais um presente de Deus
Vamos aproveitar o tempo que estamos recebendo, com motivação e entusiasmo.
Para nossa reflexão e oração deixo aqui dois textos da Bíblia:
Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.
Salmos 111:9
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:17
Esta terça-feira é mais um presente de vida e esperança que recebemos do nosso Pai.
Que Ele esteja ao nosso lado durante todo este dia.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Para Meditação
- Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma:
- Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo:
- Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
Digo-vos que o publicano desceu justificado para sua casa, e não o fariseu; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Lucas 18:9-14
sábado, 24 de outubro de 2009
Todo o conhecimento
"O que vemos é como uma imagem confusa num espelho, mas depois veremos face a face. Agora conheço em parte, mas depois conhecerei completamente, assim como sou conhecido por Deus".
I Coríntios 13:12 - A Bíblia na Linguagem de Hoje.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Fé em ação
Há dias em que você tem a sensação de que chegou ao fim da linha?
Não consegue avistar uma saída para os problemas que surgem em grande quantidade?
NINGUÉM É DIFERENTE. Todos fazem parte de um mundo cheio de desafios. Não é fácil passar por um dia ruim. Você já deve ter pensado em disistir. Mas resista um pouco mais! Mesmo que as feridas latejem e a coragem esteja cochilando. Resista mais um instante, ainda que a solução pareça impossível e os pessimistas digam para você parar. Resista mais um momento, mesmo que você não possa avistar a linha de chegada e as dores sejam fortes.
Tudo passa. A ilusão fascina, mas se desvanece. A posse agrada, porém, muda de mãos. O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa. O prazer alegra, todavia é efêmero.
Tudo nesta vida tem um propósito. O silêncio que entristece, leva à meditação que felicita. A submissão aflige, entretanto, fortalece o caráter. A situação muda como muda as estações. O verão brinca de esconde-esconde com a brisa morna, mas cede lugar ao outono, que espalha as tintas sobre a folhagem. O inverno chega e , sem pedir licença, congela a brisa e derruba as folhas. Tudo parece sem vida, sem cor, sem perfume. Será o fim? Não! Eis que surge a primavera e estende seus tapetes multicoloridos, espalhando perfume no ar e reverdecendo novamente a paisagem. Assim, quando as provas baterem à porta, não se deixe levar pelo desejo de desistir. Resista um pouco mais, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço. E esse novo dia ensolarado, sem algemas, nascerá para você em breve, desde que você persista.
Alguém que te ama está sentado na arquibancada do tempo, torcendo muito para que você vença e ganhe o troféu que tanto deseja: a felicidade e a salvação. Nunca questione: "Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta". Eclesiastes 7.10. A recomendação do apóstolo Paulo é: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação. As coisas velhas já passaram e Cristo prometeu fazer todas as coisas novas". Você deve perceber o carinho de Deus para com sua vida! Há algo de muito melhor em seu futuro, que pode começar hoje!
"SEM JESUS NÃO DÁ PRA SER FELIZ"
(Texto adaptado pelo pastor Maurício Morais)
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Sementes do Evangelho
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Comprometimento Sincero
domingo, 18 de outubro de 2009
Hábitos na infância
"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." Provérbios 1:7
A doença não tem apenas sido transmitida de geração a geração, mas os pais transmitem aos filhos os próprios hábitos errôneos, o apetite pervertido e as paixões corruptas. Homens e mulheres são lentos em obter sabedoria baseados na história do passado. É surpreendente a estanha ausência de princípio e a negligência das leis da vida e da saúde que caracterizam a presente geração. Embora o conhecimento dessas coisas possa ser prontamente obtido, uma deplorável ignorância prevalece.
A principal ansiedade, por parte da maioria, é: “Que comerei? Que beberei? e com que me vestirei?” Apesar de tudo o que foi dito e escrito sobre a importância da saúde e os recursos para preservá-la, geralmente o apetite é a grande lei que governa homens e mulheres.
Que pode ser feito para deter a onda de enfermidade e crime que está arrebatando nossa raça e levando-a à ruína e à morte? Como a grande causa do mal se deve achar na condescendência com o apetite e a paixão, assim a primeira e grande obra de reforma deve ser aprender e praticar as lições de temperança e domínio próprio.
Para se efetuar uma mudança permanente para melhor na sociedade, a educação das massas deve começar no início da vida. Os hábitos formados na infância e juventude, os gostos adquiridos, o domínio de si mesmo conquistado, os princípios infundidos desde o berço, determinam quase com segurança o futuro do homem e da mulher. [...]
Um dos maiores auxílios no aperfeiçoar caráter puro e nobre nos jovens, fortalecendo-os para dominar o apetite e refrear-se contra os excessos degradantes, é a boa saúde física. E, por outro lado, esses mesmos hábitos de domínio próprio são essenciais à manutenção da saúde. [...]
E a juventude, especialmente, a fase própria para acumular conhecimentos que se ponham em uso diário através da vida. É o tempo de estabelecer os bons hábitos, de corrigir os maus já adquiridos, de conquistar e manter o poder do governo de si mesmo, delinear o plano e habituar-se à prática de ordenar todos os atos da vida com relação à vontade divina e ao bem de nossos semelhantes.
(Do livro Meditações Matinais 2009, da CPB, com escritos de Ellen G. White, autora dos livros "Caminho a Cristo", "O Desejado de Todas as Nações" e "O Grande Conflito", uma das escritoras mais traduzidas e lidas do mundo).
sábado, 17 de outubro de 2009
Encontro de Pastores 2009
O encontro deste ano, o sétimo realizado anualmente, foi realizado em Campo Mourão, reuniu quase 200 pastores. Em todos os encontros o Instituto Pai reuniu quase mil pastores, de todas as regiões do Paraná.Veja mais no site do Instituto Pai.
Para Meditação
Deuteronômio 6:5
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
Mateus 22:38-40