quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Criação e esperança

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.
João 1:3,10-12

Que o nosso Criador nos conceda a graça da fé.
Sejamos agradecidos ao amor de Deus e seu cuidado por nós.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Para Meditação

Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?
Jeremias 8:22

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1 Coríntios 6:19

A saúde depende em grande parte dos nossos hábitos e atitudes.
Vamos pensar nisto com responsabilidade.
Boa quarta-feira.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mais um dia, mais um presente de Deus

O dia que está começando é mais uma oportunidade que se abre diante de cada um de nós.
Vamos aproveitar o tempo que estamos recebendo, com motivação e entusiasmo.
Para nossa reflexão e oração deixo aqui dois textos da Bíblia:

Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.
Salmos 111:9

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:17

Esta terça-feira é mais um presente de vida e esperança que recebemos do nosso Pai.
Que Ele esteja ao nosso lado durante todo este dia.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Para Meditação

E Jesus propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros:
- Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma:
- Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo:
- Ó Deus, sê propício a mim, pecador!
Digo-vos que o publicano desceu justificado para sua casa, e não o fariseu; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Lucas 18:9-14

sábado, 24 de outubro de 2009

Todo o conhecimento

A plenitude do conhecimento existe. É uma agradável esperança, que pode e deve ser alimentada. Quando vierem as outras plenitudes virá também a do conhecimento, como está escrito:
"O que vemos é como uma imagem confusa num espelho, mas depois veremos face a face. Agora conheço em parte, mas depois conhecerei completamente, assim como sou conhecido por Deus".
I Coríntios 13:12 - A Bíblia na Linguagem de Hoje.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fé em ação

Há dias em que você tem a sensação de que chegou ao fim da linha?
Não consegue avistar uma saída para os problemas que surgem em grande quantidade?
NINGUÉM É DIFERENTE. Todos fazem parte de um mundo cheio de desafios. Não é fácil passar por um dia ruim. Você já deve ter pensado em disistir. Mas resista um pouco mais! Mesmo que as feridas latejem e a coragem esteja cochilando. Resista mais um instante, ainda que a solução pareça impossível e os pessimistas digam para você parar. Resista mais um momento, mesmo que você não possa avistar a linha de chegada e as dores sejam fortes.
Tudo passa. A ilusão fascina, mas se desvanece. A posse agrada, porém, muda de mãos. O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa. O prazer alegra, todavia é efêmero.
Tudo nesta vida tem um propósito. O silêncio que entristece, leva à meditação que felicita. A submissão aflige, entretanto, fortalece o caráter. A situação muda como muda as estações. O verão brinca de esconde-esconde com a brisa morna, mas cede lugar ao outono, que espalha as tintas sobre a folhagem. O inverno chega e , sem pedir licença, congela a brisa e derruba as folhas. Tudo parece sem vida, sem cor, sem perfume. Será o fim? Não! Eis que surge a primavera e estende seus tapetes multicoloridos, espalhando perfume no ar e reverdecendo novamente a paisagem. Assim, quando as provas baterem à porta, não se deixe levar pelo desejo de desistir. Resista um pouco mais, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço. E esse novo dia ensolarado, sem algemas, nascerá para você em breve, desde que você persista.
Alguém que te ama está sentado na arquibancada do tempo, torcendo muito para que você vença e ganhe o troféu que tanto deseja: a felicidade e a salvação. Nunca questione: "Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta". Eclesiastes 7.10. A recomendação do apóstolo Paulo é: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação. As coisas velhas já passaram e Cristo prometeu fazer todas as coisas novas". Você deve perceber o carinho de Deus para com sua vida! Há algo de muito melhor em seu futuro, que pode começar hoje!

"SEM JESUS NÃO DÁ PRA SER FELIZ"

(Texto adaptado pelo pastor Maurício Morais)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sementes do Evangelho

E muito se maravilhavam da Sua doutrina, porque a Sua palavra era com autoridade. Lucas 4:32

Recebi instruções que, ao nos aproximarmos do fim, haverá grandes agrupamentos em nossas cidades, e que devemos preparar-nos para apresentar a verdade nessas reuniões. Quando Cristo esteve na Terra, aproveitou tais oportunidades. Onde quer que houvesse grande ajuntamento de pessoas, com qualquer objetivo, Sua voz se fazia ouvir, clara e audível, proclamando Sua mensagem. E, em resultado disso, depois de Sua crucifixão e ascensão, milhares se converteram num dia. A semente semeada por Cristo calou fundo nos corações, germinou e, quando os discípulos receberam o dom do Espírito Santo, a colheita foi recolhida.
Os discípulos saíram e pregaram a palavra por todas as partes, com tamanho poder, que os oponentes ficaram apavorados e não ousaram fazer o que teriam feito, não fosse a positiva evidência de que Deus estava operando.
Em cada grande ajuntamento, alguns de nossos pastores devem estar presentes. Devem agir com sabedoria, a fim de obter ouvintes, de modo que possam apresentar a luz da verdade a tantos quantos possível.
Em todos esses ajuntamentos devem estar presentes homens a quem Deus possa usar. Devem ser espalhados, como folhas do outono, entre o povo, folhetos que contenham a luz da presente verdade. Para muitos que assistem a essas reuniões, esses folhetos serão como as folhas da árvore da vida, que servem para cura das nações.
Eu lhes enviei esta, meus irmãos, para que a enviem a outros. Os que saem a proclamar a verdade serão abençoados por Aquele que lhes deu o encargo de pregarem esta verdade. (Ellen G. White, Meditações Matinais 2009 - CPB)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Comprometimento Sincero

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27

O Senhor está testando e provando as pessoas. Ele tem aconselhado, advertido e suplicado. Todas essas solenes advertências tornarão a igreja melhor ou decididamente pior. Quanto mais o Senhor fala para corrigir ou aconselhar e vocês desrespeitam Sua voz, mais dispostos se tornam em rejeitá-la, até Deus dizer: “Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a Minha mão, e não houve quem desse atenção; antes, rejeitastes todo o Meu conselho e não quisestes a Minha repreensão.
Então, a Mim clamarão, mas Eu não responderei; de madrugada Me buscarão, mas não Me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o Meu conselho e desprezaram toda a Minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos” (Provérbios 1:24, 25, 28-31).
Está você equilibrando-se entre dois pensamentos opostos? Estará negligenciando atender à luz que Deus lhe deu? Atente a ela a fim de que não haja um coração maligno de incredulidade que o afaste do Deus vivo. O irmão não conhece o tempo de sua visitação. O maior pecado dos judeus foi negligenciar e rejeitar as oportunidades presentes. Quando Jesus olha para o estado de seus professos seguidores hoje, vê ingratidão, formalismo oco, hipocrisia, orgulho farisaico e apostasia.
As lágrimas que Cristo verteu no cume do monte das Oliveiras foi pela impenitência e ingratidão de cada indivíduo no final dos tempos.
A quem tem por tanto tempo professado a fé e ainda presta homenagens exteriores a Cristo, rogo que não engane a si próprio. Jesus quer contar com a integridade do coração do homem. Somente a lealdade é de valor à vista de Deus. “Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence!” (Lucas 19:42). “Se tu conhecesses [...]” Cristo, neste momento, Se dirige pessoalmente a cada um, inclinando-Se de Seu trono, curvando-Se com infinita ternura sobre aqueles que não sentem o perigo que correm, que não têm piedade de si mesmos. (Meditações Matinais 2009 - CPB - Ellen G. White)

domingo, 18 de outubro de 2009

Hábitos na infância

"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." Provérbios 1:7

A doença não tem apenas sido transmitida de geração a geração, mas os pais transmitem aos filhos os próprios hábitos errôneos, o apetite pervertido e as paixões corruptas. Homens e mulheres são lentos em obter sabedoria baseados na história do passado. É surpreendente a estanha ausência de princípio e a negligência das leis da vida e da saúde que caracterizam a presente geração. Embora o conhecimento dessas coisas possa ser prontamente obtido, uma deplorável ignorância prevalece.
A principal ansiedade, por parte da maioria, é: “Que comerei? Que beberei? e com que me vestirei?” Apesar de tudo o que foi dito e escrito sobre a importância da saúde e os recursos para preservá-la, geralmente o apetite é a grande lei que governa homens e mulheres.
Que pode ser feito para deter a onda de enfermidade e crime que está arrebatando nossa raça e levando-a à ruína e à morte? Como a grande causa do mal se deve achar na condescendência com o apetite e a paixão, assim a primeira e grande obra de reforma deve ser aprender e praticar as lições de temperança e domínio próprio.
Para se efetuar uma mudança permanente para melhor na sociedade, a educação das massas deve começar no início da vida. Os hábitos formados na infância e juventude, os gostos adquiridos, o domínio de si mesmo conquistado, os princípios infundidos desde o berço, determinam quase com segurança o futuro do homem e da mulher. [...]
Um dos maiores auxílios no aperfeiçoar caráter puro e nobre nos jovens, fortalecendo-os para dominar o apetite e refrear-se contra os excessos degradantes, é a boa saúde física. E, por outro lado, esses mesmos hábitos de domínio próprio são essenciais à manutenção da saúde. [...]
E a juventude, especialmente, a fase própria para acumular conhecimentos que se ponham em uso diário através da vida. É o tempo de estabelecer os bons hábitos, de corrigir os maus já adquiridos, de conquistar e manter o poder do governo de si mesmo, delinear o plano e habituar-se à prática de ordenar todos os atos da vida com relação à vontade divina e ao bem de nossos semelhantes.
(Do livro Meditações Matinais 2009, da CPB, com escritos de Ellen G. White, autora dos livros "Caminho a Cristo", "O Desejado de Todas as Nações" e "O Grande Conflito", uma das escritoras mais traduzidas e lidas do mundo).

sábado, 17 de outubro de 2009

Encontro de Pastores 2009

O encontro deste ano, o sétimo realizado anualmente, foi realizado em Campo Mourão, reuniu quase 200 pastores. Em todos os encontros o Instituto Pai reuniu quase mil pastores, de todas as regiões do Paraná.
Veja mais no site do Instituto Pai.

Para Meditação

Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Deuteronômio 6:5

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
Mateus 22:38-40

Conheça mais sobre o Instituto Pai no site www.institutopai.org.br