sábado, 21 de novembro de 2009

Para Meditaçào

Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
Salmos 34:1

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.
Efésios 5:19

Bom sábado para todos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Promessa feita e confirmada

Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.
Salmos 19:11

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.
Hebreus 2:3

Neste dia novamente enfrentaremos desafios e obstáculos.
Nossa vida aqui nesta Terra é desafiadora e muitas vezes atribulada.
A promessa de que poderemos uma vida melhor, mais perto de Jesus e do seu pai, deve nos motivar todos os dias da nossa vida.
Há salvação através de Jesus. A promessa foi feita e confirmada.
Que neste dia Deus nos abenço e proteja.

domingo, 15 de novembro de 2009

Justiça, paz e alegria

Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e por madeira, bronze, e por pedras, ferro; e farei pacíficos os teus oficiais e justos os teus exatores.
Isaías 60:17

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Romanos 14:17

Estamos começando mais uma semana. Temos agora a oportunidade de refletir sobre estes textos, que mostram o poder de Deus e também quais são as suas prioridades.
O reino de Deus, segundo a sua palavra, não é material, mas feito de justiça, paz e alegria.
Acredito que você, assim como eu, também considera justiça, paz e alegria mais importante do que comida e bebida, do que festas, ostentações e vaidade.
No reino de Deus teremos ouro e prata na medida da paz, da justiça e da alegria.
Que essa promessa nos acompanhe ao longo da semana e que nos motive a viver com alegria cada um dos dias que virão.
Deus nos dá, todos os dias, a verdadeira felicidade e tudo aquilo que buscamos e desejamos. Receber estas dádivas depende de nós, de onde está o nosso coração e as nossas prioridades.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Agradeça a Deus

Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios; louvá-Lo-ei no meio da multidão.
Salmos 109:30

A ciência médica é categórica em afirmar que a gratidão produz endorfinas no corpo humano, e que estas são a melhor vitamina para o sistema imunológico. Agradecer não é apenas um ato de adoração, mas também de autoproteção.
Quando você agradece a Deus pelo novo dia, sua mente e seu coração abrem-se para uma nova dimensão da vida. Depois de agradecer, você está em condições de enxergar janelas e portas onde só via muros. Aparecem pontes, onde só achava rios intransponíveis. O humanismo chama isso de atitude.
Todas as manhãs quando estou em Brasília e me dirijo ao escritório, vejo o sol nascer. Reflete-se esplendoroso nas águas azuis do lago Paranoá. Meu coração se enche de gratidão por estar vivo. Nunca vi um nascer de sol mais bonito que o de Brasília, a não ser na savana africana. Dá vontade de gritar: “Obrigado, Senhor, por tanta beleza!” Para mim, essa expressão de gratidão é como se tomasse um comprimido de otimismo para enfrentar os desafios do dia.
Hoje, experimente começar o dia louvando ao Senhor. Contando as coisas que recebe das mãos do Criador, mesmo achando que está tudo errado em sua vida, mesmo sentindo que a dor bate à porta do seu coração, mesmo sem aparente motivo.
É preciso educar-se para cultivar uma atitude de gratidão. O pessimismo é como o câncer. Começa contaminando uma célula e não pára até destruir o corpo inteiro. Um coração pessimista está condenado ao caos. As sombras da autocompaixão o envolvem, de modo que é incapaz de ver luz em pleno dia.Quando Davi escreveu este salmo, acabava de ser libertado de seus adversários. Vindicado de todas as acusações que se levantavam contra ele, o salmista se dirigiu ao templo e, na presença da multidão, agradeceu a Deus.
Faça de hoje um dia de gratidão. Louve ao Senhor porque Ele é grande. Louve-O porque você está vivo e, enquanto há vida, nada está perdido, mesmo que as circunstâncias sejam adversas. Diga com o salmista: “Muitas graças darei ao Senhor com os meus lábios; louvá-Lo-ei no meio da multidão.”
(Texto de Alejandro Bullón - Janelas para Vida - Meditações 2007 - CPB)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Palavras da salvação

Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.
Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
Atos 16:29-31

Que dramática e bela história Paulo nos descreve em Atos 16, ocorrida na cidade da Macedônia.
Muitas coisas são importantes, mas a pergunta do carcereiro demonstra como estava o seu coração diante da certeza de que Paulo e Silas eram homens de Deus: - "Senhores, o que devo fazer para que seja salvo?"
A resposta de Paulo nos interessa muito, apesar dos vinte séculos que nos separam desta noite na Macedônia: - "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa".
Mais uma vez o pré-requisito para a salvação é a fé. Simples assim.
Hoje, nesta quarta-feira, teremos muitos desafios, talvez problemas, mas certamente os ultrapassaremos se tivermos ao menos um pouquinho de fé.
Como isto é possível? Quem sabe alguém vai perguntar. De fato queremos todas as respostas pelo racional e o concreto, mas a nossa fé é algo abstrato, que depende de cada um nós.
Experimente entregar a sua vida, as suas ansiedades e os seus problemas nas mãos de Deus. Peça a Sua ajuda, a Sua direção. Confie Nele, faça a sua parte, o seu melhor, e você terá boas surpresas.
Que extraorinária promessa: "Crê em Jesus e serás salvo, tu e a tua casa."

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A promessa e o novo mandamento

E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste.
Neemias 9:17

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei , que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34

Como é bom comerçamos o dia sabendo que Deus é perdoador, clemente e misericordioso, grande em beneficência e que não desempara os seus filhos.
Também é importante lembrar o novo mandamento estabelecido por Jesus: devemos nos amar assim como Ele nos amou. Não é uma tarefa fácil, pois Jesus nos amou a ponto de nos dar a sua vida.
No dia de hoje, certamente, teremos muitos desafios. No entanto, podemos ter algumas certezas: não estaremos desamparados, nem sozinhos e temos um mandamento para seguir, que certametne nos ajudará a manter e conquistar bons amigos.
Que esta seja uma terça-feira de vitórias em nossas vidas.

Edmar Arruda
Presidente do Instituto PAI

domingo, 8 de novembro de 2009

Sem revelação não há vida

Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.
Provérbios 29:18

A palavra “profecia”, no original hebraico, é chazón. Pode ser traduzida como visão, mas significa especificamente “revelação ou instrução de Deus”. Neste contexto, sem a instrução divina, o povo está condenado a uma vida de fracasso e deterioração.
Cada vez que você compra um aparelho elétrico, recebe um manual de instruções. Se você quiser que o aparelho dure e produza o máximo, é só seguir o manual. Mas se deixar de lado as instruções e o ligar sem prestar atenção às instruções, o resultado será desastroso. Você terá perdido tempo, dinheiro e paciência.
O ser humano não é um aparelho, é gente. Não tem um fabricante, tem um Criador. Esse Criador deixou um manual de instruções para que a criatura fosse feliz, próspera e realizada. A razão por que muitos são infelizes e fracassam nos seus relacionamentos, na vida financeira, profissional e familiar, é simplesmente porque ignoram as instruções divinas. Manuseiam a vida de qualquer jeito, esperando que dê certo. Você pode até conseguir dinheiro, poder e fama. Mas a vida não é plena; pelo menos não como Deus a planejou.
Por que é tão difícil para o ser humano seguir as instruções de Deus? Por causa da natureza. Desde pequeno, o ser humano teima em viver só. Solta o braço do Pai e bate a cabeça na quina da mesa. Quer comer sem a ajuda da mãe, e enfia a colher nos olhos e no nariz. Apesar de suas derrotas constantes, o espírito de independência está presente no seu comportamento ao longo da vida.
Quando cresce, as conseqüências de viver ignorando as instruções de Deus não são tão simples como bater a cabeça e chorar. São dolorosas e trágicas: derrota, frustração, vazio e, muitas vezes, morte.
Deus quer que você seja feliz. Ele o criou com um propósito maravilhoso, mesmo que neste instante você esteja enfrentando o maior drama de sua vida. O plano divino para você continua intacto. Por isso, hoje, antes de sair para enfrentar os desafios da vida, pare, medite e lembre-se: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.”
Do livro "Janelas para a Vida", de Alejandro Bullon (CPB)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Palavras para sempre

Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
Isaías 40:6-8

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mateus 24:35

A nossa vida nesta Terra é muito breve. A Bíblia a compara com um nuvem de pó.
No entanto, diante de tanta brevidade encontramos a eternidade de Deus e da sua palavra.
Palavra de promessa e confiança, cujo cumprimento depende da nossa fé.
Pelo poder e a graça de Deus poderemos alcançar a eternidade. Portanto, nesta sexta-feira, confiemos na sua palavra que é para sempre.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Para Meditação

Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do SENHOR; que sabedoria, pois, têm eles? Jeremias 8:9

Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.1 Coríntios 1:24

Desejo a todos uma quinta-feira com muita sabedoria e a proteção de Deus.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Obedecer é melhor, muito melhor

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Samuel 15:22

Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
Romanos 16:19

Agora, quando estamos começando mais um dia, mais um presente de Deus, cheio de oportunidades, devemos orar e pedir a companhia poderosa do nosso Criador.
Os texto acima falam de obediência. Afirmam que obedecer é melhor do que sacrificar, do que fazer penitências. Também mostram que é sábio obedecer.
O que é obedecer, alguém pode perguntar? Acredito que é viver a vida de acordo com as dicas de Jesus. Viver amando as pessoas, fazendo a elas o que gostaríamos que fizessem para nós.
Viver usando e exercendo a nossa fé, a crença de que devemos buscar a Deus em primeiro lugar e confiar que as nossas necessidades serão supridas por Ele.
Viver fazendo a nossa parte, o nosso melhor, que é tão pouco diante do poder de Deus, mas é a nossa lição de casa, o nosso dever diário.
Viver o mais próximo ao exemplo de Jesus é garantia de felicidade e de sucesso. Se você ainda não experimentou esta atitutude, faça o teste. Com certeza perceberá a diferença de viver em paz interior e com aqueles que estão à sua volta.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Promessas de vida e salvação

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:16-17

Hoje é um dia que a tradição dedica às lembranças dos nossos queridos que morreram, a homenagens e respeito.
A morte faz parte das preocupações, dores e natureza dos seres humanos. Não queremos perder as pessoas que amamos e também não queremos morrer.
Neste dia não queremos falar da morte e sim da vida. Jesus veio a este mundo e morreu na cruz, por nós. Segundo Ele mesmo declarou, seu sacrífício e ressurreição representaram a vitória sobre a morte.Também é Dele a promessa: todos que acreditarem Nele terão a vida eterna.
Hoje não compreendemos bem estas promessas e não temos respostas para muitas dores e perdas. Porém temos a esperança que vem de Jesus, o Vencedor da morte e Aquele que nos promete a vida eterna, em troca da nossa fé.
Poderemos sim reencontrar nossos queridos, viveremos novamente, após a morte, essa é a promessa que nos anima neste dia.
Que a nossa fé nos inspire e motive na caminhada da vida, com a certeza de que em Jesus e por Ele venceremos a morte também.

Promessas de vida e salvação

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16:33

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:16-17

Hoje é um dia que a tradição dedica às lembranças dos nossos queridos que morreram, a homenagens e respeito.
A morte faz parte das preocupações, dores e natureza dos seres humanos. Não queremos perder as pessoas que amamos e também não queremos morrer.
Neste dia não queremos falar da morte e sim da vida. Jesus veio a este mundo e morreu na cruz, por nós. Segundo Ele mesmo declarou, seu sacrífício e ressurreição representaram a vitória sobre a morte.
Também é Dele a promessa: todos que acreditarem Nele terão a vida eterna.
Hoje não compreendemos bem estas promessas e não temos respostas para muitas dores e perdas. Porém temos a esperança que vem de Jesus, o Vencedor da morte e Aquele que nos promete a vida eterna, em troca da nossa fé.
Poderemos sim reencontrar nossos queridos, viveremos novamente, após a morte, essa é a promessa que nos anima neste dia.
Qua a nossa fé nos inspire e motive na caminhada da vida, com a certeza de que em Jesus e por Ele venceremos a morte também.

domingo, 1 de novembro de 2009

Fé, esperança e promessa

Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não crêem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai.
E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai.
Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.
João 14:11-14

Que grande esperança, que maravilhosa promesa.
Vamos usar a nossa fé e pedir, em nome de Jesus, que Ele nos abençoe neste domingo e durante toda esta semana.